A sua melhor viagem é sempre a próxima english

Artesanato no mundo

artesanato_capa

“Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura”. (Marcos Conceituais – MTur)

“Consideram-se patrimônio histórico e cultural os bens de natureza material e imaterial que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e comunidades. São bens culturais de valor histórico, artístico, científico, simbólico, passíveis de se tornarem atrações turísticas. Os eventos culturais englobam as manifestações temporárias, enquadradas ou não na definição de patrimônio, incluindo-se nessa categoria os eventos gastronômicos, religiosos, musicais, de dança, de teatro, de cinema, exposições de arte, de artesanato e outros”.

O artesanato vem ganhando destaque no Brasil e no mundo, impressionando aqueles que têm curiosidade em saber de onde vêm e como são feitos, com isso o artesanato passou a ser explorado com grande repercussão no setor turístico. Pode-se dizer que a identidade de um país é medida e construída com elementos recorrentes em seus produtos e serviços, sejam eles de origem industrial ou artesanal.

arte1

Pysanky – ovos de Páscoa pintados, tradição de alguns países do leste europeu

arte2

Cestaria indígena – Brasil

arte3

Rendas e bordados – Hungria

arte4Lamparinas em tecido – Indochina

Considerado como tradição, elemento folclórico ou artefato tangibilizador da memória de comunidades, o artesanato compõe ainda uma alternativa de renda. Contudo, sua inclusão no ramo de atividades econômicas levou a um processo de industrialização do produto artesanal, voltado para consumo turístico também de massa. Esse fenômeno originou o termo industrianato em que o artesanato é feito em larga escala e distribuído para além do território de origem, desvinculando-se de uma localidade, tradição ou comunidade específica, entre outras características.

arte5

Artesanato Turco

Mas, se você é um apaixonado pelas artes, certamente não deixará passar em branco as boas opções de mercados de artesanato por onde passar. Apreciar manufaturas as vezes de origem tão remota, e que ainda encantam pela beleza, originalidade e peculiaridade dão o toque final a sua imersão em outras culturas. Vale desde o papo com o artesão para saber do processo de produção, fotos dos produtos expostos que muitas vezes rendem grandes retratos, e até claro, trazer algo pra casa, ou presentear alguém querido.

Solicitar orçamento ou enviar uma mensagem