A sua melhor viagem é sempre a próxima

Os canibais de Papua-Nova Guiné

Korowai.1 Para quem acha que conhece de tudo um pouco, há sempre algo que pode surpreender.

Sabemos que visitar uma tribo indígena é uma coisa comum para quem vai ao Amazonas. Mas que tal conhecer uma tribo de canibais na Papua-Nova Guiné?

A tribo dos Korowai’s fica localizada nesta ilha do pacífico próxima a Austrália. Este povo ficou conhecido por sua cultura nada convencional: Os mesmos são adeptos da antropofagia (canibalismo).

Mas não se preocupe que ao visitá-los você não corre o risco de virar banquete. Ao contrário do que se pensa, o canibalismo não ocorre a qualquer momento e sem um motivo específico. Os Korowai’s comem seus companheiros somente quando algum integrante da tribo que esteja doente e à beira da morte “acusa” outra pessoa de ter lhe transmitido a doença. Esta “acusação” acontece quando a pessoa enferma chama alguém pelo nome. Eles acreditam que o doente está dizendo que ela está possuída pelo demônio, que na língua deles se chama “khakhua”. A prática faz parte da cultura espiritual da tribo que segundo sua crença, o ato de comer a pessoa é uma forma de matar a criatura que transmitiu a doença. Para eles o que está sendo comido não é um ser humano. Durante o ritual eles comem tudo menos os ossos, cabelo, dente, unha e órgãos genitais.

Korowai.2 Além de praticantes deste rito, considerado macabro para alguns, os Korowai’s são também famosos por serem hábeis construtores e arquitetos, pois projetam e constroem suas casas em árvores a mais de 30 metros de altura. O acesso se dá através de cipós e escadas talhadas nos troncos. Quando há um casamento, é comum que todos os integrantes do grupo se unam para construir uma nova casa para o futuro casal.

Apesar das tradições e cultura totalmente diferentes, centenas de pessoas visitam “o povo das árvores” anualmente para ver de perto aquilo que acredita-se ser a última tribo de canibais do mundo.  Agências de viagens de Port Moresby, a capital da Papua-Nova Guiné, organizam passeios quase que diários para a aldeia dos Korowai’s, uma aventura e tanto!

Korowai

 Fonte: Hypeness e Uol Viagens

Solicitar orçamento ou enviar uma mensagem